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domingo, 3 de julho de 2011

Sinais de Alerta para o Espectro Autista

NA COMUNICAÇÃO
Não responde ao próprio nome.
Não consegue dizer o que quer.
Atraso na linguagem.
Não atende ordens.
Aparenta ser surdo algumas vezes.
Não aponta, nem acena tchau.
Falava poucas palavras e agora não fala mais

NA SOCIALIZAÇÃO
Não sorri socialmente.
Prefere brincar sozinho.
Ele mesmo pega o que deseja.
É muito independente.
Faz determinadas coisas precocemente.
Faz pouco contato com o olhar.
Vive em seu próprio mundo.
Ele nos ignora.
Não tem interesse em outras crianças

NO COMPORTAMENTO
Crises de raiva.
Hiperativo, opositivo e não coopera.
Não sabe como brincar com brinquedos.
Anda na ponta dos pés.
Tem o hábito de se interessar demasiadamente por determinados objetos.
Gosta de enfileirar objetos.
É muito sensível a determinadas texturas ou sons.
Faz movimentos estranhos.

SINAIS DE AVALIAÇÃO IMEDIATA
Ausência de balbucio aos 12 meses.
Ausência de gesticulação aos 12 meses.
Ausência de fala aos 16 meses.
Ausência de união de 2 palavras aos 24 meses.
Regressão social ou de linguagem em qualquer idade.

SOCIALIZAÇÃO
Olha para você quando está você está falando ou brincando?
Sorri em resposta ao sorriso de outros?
Brinca de jogos de imitação?
Tem interesse em outras crianças?

COMUNICAÇÃO
Aponta com o dedo?
Faz gestos de sim/não?
Atrai a sua atenção para mostrar objetos?
Fala de modo estranho?
Leva um adulto pela mão quando quer algo?
Responde incoerentemente às perguntas?
Apresenta ecolalia?
Memoriza logotipos?

COMPORTAMENTO
Apresenta movimentos repetitivos, estereotipados ou estranhos?
Tem preocupações e interesses restritos?
Preocupa-se mais com as partes dos objetos?
Tem dificuldades ou ausência de atividades imaginativas?
Imita as ações de outras pessoas?
Brinca com os brinquedos sempre da mesma maneira?
Costuma se fixar em algum objeto que não despertam interesse?
Brinca com os brinquedos sempre da mesma maneira?
Costuma se fixar em algum objeto que não despertam interesse?

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